"Ao médico, o dom da cura
Ao dentista, o sorriso
Ao palhaço, as crianças
Ao amigo, bons conselhos
Ao poeta, palavras de amor."
Rosiléia de Albuquerque Lage – Escola Municipal Ipiranga - 2014Ao dentista, o sorriso
Ao palhaço, as crianças
Ao amigo, bons conselhos
Ao poeta, palavras de amor."
Turmas: 1º e 2º ano
Objetivos:
· Participar de interações orais em sala de aula;
· Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros;
· Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas;
· Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
Disciplinas: português/matemática
Tempo de duração: Aproximadamente 2 semanas
Eixos: Leitura, oralidade, produção de texto, análise linguística.
Justificativa: Em consonância com o trabalho de projetos que é desenvolvido na escola na educação infantil, os professores do ensino fundamental (2ºano), se sentiram motivamos a trabalhar com seus alunos, através da sequência didática cujo assunto estivesse em consonância com o projeto proposto pela direção da escola “O circo na escola”. Para tanto iremos nos restringir ao tema “palhaço” e a partir de seus atravessamentos efetivar interações favoráveis ás aprendizagens, partindo do pressuposto de que, como é dito por Corcino (2007,p.59), “ o conhecimento é uma construção coletiva e é na troca dos sentidos construídos, no dialogo e na valorização das diferentes vozes que circulam nos espaços de interação que a aprendizagem vai se dando”.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
· Iniciar com a leitura deleite cujo assunto esteja relacionado ao mundo do circo (palhaços).
· Apresentação no sábado letivo (08/02) de malabaristas e trapezistas na festa da acolhida aos alunos e familiares.
· Trabalhar com diversos gêneros textuais (poesia, parlendas, textos informativos, revistas em quadrinhos e outros), eleger palavras estáveis, utilizar o alfabeto móvel, o silabário, bingos, ditados, caça palavras e jogos do CEEL para montar palavras, realizar escrita espontânea, produzir textos coletivos e individuais. Trabalhar com números (quantificação), leitura de gráficos, formas geométricas, classificação, seriação, situações problema e outros.
OBS: Utilizar as sugestões de textos, poesias, livros, filmes, vídeos, musicas, construções de sucatas propostas no projeto “O circo na escola” da educação infantil, e acrescentar outros gêneros textuais, vídeos, filmes pertinentes ao 2º ano fundamental.
Em breve teremos as fotos das produções dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário