terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PRIMEIRO PROJETO DE 2014

PROJETO CIRCO NA ESCOLA

Iniciamos o ano letivo com o Projeto Circo na Escola com o objetivo de utilizar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses, aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito às diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral), avançando assim no processo de aprendizagem, pretendendo conhecer, valorizar e mostrar a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura.

Conheça o projeto:


ESCOLA MUNICIPAL IPIRANGA

PROJETO “O circo na Escola”

Creche 3 anos, 1° e 2° período da Educação Infantil

Eixos: Identidade e autonomia, Conhecimento de Mundo, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Movimento, Música, Artes Visuais.


JUSTIFICATIVA

Quando pensamos em um circo logo o associamos a alegria, cores, brincadeiras e diversão. O circo é uma das mais antigas e complexas manifestações populares e artísticas, um espetáculo de magia que encanta adulto e crianças. O circo traz consigo muito mais do que sorrisos e aplausos, possibilita a criação, imaginação auxiliando a expressão de ideias, sentimentos, necessidades, desejos... O Circo é uma prática com um alto valor sociocultural que traz consigo valores fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social.
O projeto Circo na Escola busca o desenvolvimento integral, compreendendo os aspectos afetivos, cognitivos e sociais.

OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivo principal utilizar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses. Pretende-se mostrar a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura e como instrumento para a melhora da qualidade de vida de nossa sociedade.

Desenvolver o gosto pela diversidade, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia, oportunizando a expressão de sua criatividade e participação por meio de diferentes atividades, desejando conhecer e valorizar a arte circense, a história do circo, identificando seus artistas e o papel que cada um exerce estimulando nos alunos atitudes de cooperação e respeito, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.

O “disparador” do projeto será o momento da acolhida aos alunos e familiares com apresentação de Malabaristas e trapezistas. (Sábado, 8/02)


DESENVOLVIMENTO
Contar a história do circo (anexo), utilizar também literatura, figuras e filmes relacionados ao circo para familiarizar as crianças com a temática.

Algumas sugestões de atividades:


Identidade e Autonomia:  Trabalhar sentimentos e valores através de Jogos cooperativos, mímicas, faz de conta, elaborar junto com as crianças o registro dos combinados, ressaltando que em um circo também existem regras e organização para que o espetáculo aconteça. Dramatização, imitação dos artistas do circo, uso de fantasias. O teatro trabalha o coletivo e a interação com o meio, levando a criança à formação de caráter e respeito.

Brincar de mágica com as crianças, despertando a imaginação e a curiosidade.
 ( Sugestões http://cmais.com.br/x-tudo/arquivo/listademagicas.htm )

Pedir aos pais uma camisa velha de malha e confeccionar a roupa do palhaço pintando com guache.


Conhecimento de Mundo:  História do circo, conhecer as diferenças dos circos de antigamente dos de hoje em dia (anexos).Como vivem, onde dormem os artistas do circo. Conhecer a rotina de uma criança de circo.

Natureza e sociedade: Através da expressão oral das histórias ressaltar a exploração das diversas espécies de animais destacando a importância do respeito aos mesmos, seu habitat natural, alimentação. Destacar que existe uma lei que proíbe o uso de animais em circos.

Linguagem Oral e Escrita Histórias: sequências, personagens, enredo, reconto, histórias coletivas, desenhos, pinturas, colagens. Através de músicas, histórias, textos informativos, entre outros portadores de texto a criança irá diferenciar entre letras, símbolos e números. Elaborar listas: relação de produtos vendidos no circo, desenhar figuras referentes ao circo. Produção de textos coletivos e individuais. Quebra-cabeça de palavras relacionadas aos artistas do circo. Conhecer, nomear e identificar personagens do circo, favorecendo o desenvolvimento da oralidade. Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação, reproduzir a receita em um cartaz. Notícias atuais sobre o circo.


Movimento: Expressão corporal (dramatização, dança), coordenação motora ampla, lateralidade, equilíbrio através dos movimentos circenses. Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade.

Desenvolver atividades juntamente com a professora de educação física com a temática circo. Perna de pau com objetos reciclados, malabarismo, trapézio, bolas com a intenção de desenvolver o equilíbrio, lateralidade e noções de espaço.

Música Sons, ritmos, músicas variadas.

Matemática: Números/quantificação, leitura de gráficos, formas geométricas, classificação, seriação, situações problema. Promover o contato com cores, formas e tamanhos.
Montar um palhaço usando formas geométricas.
Montar um gráfico para saber qual profissional é o mais querido do circo.

Elaborar os cartazes que direcionam o projeto:

                                     O que sabemos sobre o circo?
                                       O que queremos aprender?
                                              O que aprendemos?



Dialogar com as crianças sobre o circo, sua organização, história, rotinas, desafios. (Todos os palhaços fazem palhaçadas? Onde os palhaços brincam? O que mais tem no circo? Onde os .............. aprenderam a fazer isso? Será que tem homens que andam de moto? Tem crianças trabalhando? Será que as crianças vão à escola?

Ao construir sua teia o professor deverá se atentar as perguntas, curiosidades, das crianças e inseri-las aos eixos temáticos da educação Infantil, elaborando-a com a coordenação.

Outras sugestões:

POESIAS

O MÁGICO


Na noite do circo, o mágico
desperta estrelas, descostura
os fios do impossível,
acende com cuidado uma surpresa
a cada passo...


E logo um lenço vira laço,
o circo todo vira magia,
vira dança.

In O Circo, ed. Paulus, reedição, 2011


O TRAPEZISTA

Vai e vem o trapezista
se balançando no espaço.
Pula a cerca que separa
o circo do céu
e com a cauda de um cometa faz um laço.
Vai e vem o trapezista
desarrumando as estrelas:
Até a lua se assusta,
esconde o rosto no regaço.
volta ao chão o trapezista
refazendo o mundo com seus passos.

In O Circo, ed. Paulus, reedição, 2011


TRAPEZISTA

A trapezista brinca no balanço
toda vestida de branco
e braceletes no braço.

Não tem medo a trapezista
salta, gira e desafia,
seu corpo miúdo parece
um simples traço no espaço.


Fardo de carinho, ed. Lê, il. Elvira Vigna

A BAILARINA


Caminha na ponta dos pés
a bailarina,
como se o circo fosse feito
de neblina:
Vai bailar a bailarina,
vai voar a bailarina
e é tão fina, tão fina...
vira vento a bailarina,
vira nuvem, vira ilha,
e num último salto
ilumina o palco,
transformando o silêncio
em maravilha.

In O Circo, ed. Paulus, reedição, 2011


Livros de literatura:

O Circo de Roseana Murray.

O Circo, ed. Paulus

Tem bicho no circo

O palhaço vazio e a bailarina solidão

O palhaço que chorava

Aquarela, o palhaço que tinha medo do escuro



Filmes e vídeos
Madagascar 4; O Circo (The Circus) - Charlie Chaplin – 1928; Dumbo; Pinóquio; Turma da Mônica: Um dia no circo; outros filmes curtos disponíveis; Circo de Soleil; filmes sobre maus tratos com animais.


Músicas

Músicas variadas Patati Patatá

O circo - Xuxa

O Circo –Eliana


Letras de músicas: http://www.letras.com.br/#!musicas-infantis/circo


Construção com sucatas

Sugestões: criandocriancas.blogspot.com


Fazer os narizinhos de fundo de caixa de ovo e pintar. Confeccionar o chapéu do palhaço, a cartola do mágico, Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel, com rolinhos de papel; construção do carro do palhaço com caixas de papelão.

CULMINÂNCIA

Desfile do circo, apresentação de números circenses para as crianças e para os pais.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem. O desempenho do aluno deverá ser acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação e registro constante dos processos de aprendizagem dos alunos. No final ou durante todo o projeto cada professora escolherá a maneira de divulgar o trabalho das crianças.
De acordo com Bassedas, Huguet e Solè (1999, p. 185):


[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, mas também em relação ao ensino que apresentamos e ao tipo de intervenção e de atividades propostas na aula. [...] O importante é que possamos proceder a uma análise da nossa prática, elemento indispensável para torná-la mais coerente e fundamentada.


Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.















Nenhum comentário:

Postar um comentário